Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mais de 3.100 meninas já foram vacinadas contra o HPV em Lages

A primeira dose está ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na Central de Vacinas 
Por determinação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações, estão sendo aplicadas, em todo território brasileiro, em adolescentes do sexo feminino da faixa etária entre os 11 e 13 anos, as vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), nome genérico de um grupo de vírus que engloba 150 tipos diferentes. As vacinas são aplicadas em meninas da faixa etária mencionada, independentemente da existência ou não de atividade sexual. A maratona de vacinações começou no dia 10 deste mês e seguirá até 10 de abril. O tema da mobilização é “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção.”
O vírus pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral – lábios, boca, cordas vocais, além de anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, pois são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero, e de baixo risco (não relacionados ao aparecimento do câncer).
Em Lages, do total de 80% correspondentes à meta estabelecida pelo Ministério, 75,7% das garotas já foram vacinadas até esta quinta-feira (27), de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Rose Cristina Possato Penso. Ainda faltam 190 meninas para serem vacinadas. A meta em Lages é 4.124. Segundo informações repassadas pela Vigilância, Lages está em primeiro lugar no ranking de vacinações em Santa Catarina, Estado com 56,67% da população da faixa etária correspondente já vacinada.

Prevenção quadrivalente


Com a introdução da vacina quadrivalente contra o HPV no Sistema Único de Saúde (SUS), houve a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação. Este momento é de introdução da vacina ao calendário e não campanha. “A adolescente que não for contemplada agora, receberá a dose assim que estiver dentro da faixa etária preconizada”, comenta Rose, ao enfatizar que é quadrivalente por se tratar da prevenção a quatro tipos de vírus HPV: 6 e 11 (lesões e verrugas) e 16 e 18 (cânceres); 85% das mulheres com câncer do colo de útero são portadoras do HPV.
A primeira dose está ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na Central de Vacinas – Vigilância Epidemiológica, ao lado da Policlínica Municipal, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vacinas foram aplicadas em alunas das redes de ensino municipal, estadual e particular, mas com alguns casos em que foi assinado o Termo de Recusa, pelos pais ou responsáveis que não aceitaram que a filha recebesse a dose na escola.
O Termo foi entregue nas escolas durante as aulas explicativas ou conforme acordo com cada instituição. “A vacina faz parte da política de saúde e irá diminuir a chance de contaminação. O resultado será percebido daqui 30 anos. O vírus é transmitido durante relações sexuais desprotegidas”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva