O deputado estadual Fernando Coruja (PMDB) disse hoje na tribuna da Assembleia que é favorável ao voto distrital aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nas eleições para vereadores em cidades com mais de 200 mil eleitores.
Coruja argumentou que o sistema atual é feito sob medida para beneficiar candidatos que representam interesses de categorias. " A ideia de que trabalhadores de determinado segmento profissional ou igreja estejam representados é, evidentemente, legítima. O problema é a vantagem indevida que seus representantes têm sobre os demais candidatos, que não contam com o voto corporativista", resumiu o deputado, dizendo que "o voto distrital aproxima o eleitor do seu representante, melhora a fiscalização e diminui a corrupção".
Em seu discurso Coruja lembrou que hoje, no Brasil, os candidatos colhem votos em qualquer lugar do Município ou Estado e depois de eleitos somem das vistas do eleitor. "Uma análise séria da representatividade demonstra que algumas regiões ficam sem representante algum, o que além de injusto fere o Estado Democrático de Direito e o princípio da representatividade".
No sistema distrital a representatividade é garantida porque a cidade é dividida em partes - distritos - e elege o candidato mais votado em cada uma dessas partes. De acordo com o projeto aprovado no Senado, a divisão do município em distritos será feira pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva