Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Anunciada a criação do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina esteve reunida em Lages, nesta segunda e terça-feira para definir metas, estratégias e procedimentos a ser adotados por todas as sete cias do estado para os anos de 2016 e 2017. Estiveram presentes nos encontros os oficiais que comandam as unidades no estado, o coronel Walmir Moreira, comandante de Policiamento Ambiental do Estado e o tenente coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, Comandante da Policia Ambiental de Santa Catarina.
Uma das mudanças anunciadas é a criação do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, em Chapecó comandado pelo tenente coronel Jorge Luiz Hack. Os municípios abrangentes da 4ª, 5ª e 6ª Cia de Polícia Militar Ambiental de Lages, Chapecó e Canoinhas, passam a responder ao novo comando. Essa divisão deve aproximar o comando da região serrana, dando mais celeridade aos processos administrativos. “Essa estratégia visa fortalecer as estruturas para que os processos e ações não demorem muito para chegar até o comando, tornando as dinâmicas nas unidades mais ágeis”, explica o coronel Walmir.
Entre as metas e estratégias definidas para os próximos exercícios estão a ampliação dos programas na área da Educação Ambiental. O tenente coronel Adilson explica que o objetivo é expandir o programa para que possa atender alunos da 4ª série do ensino fundamental das escolas públicas e privadas em todo o estado. O Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma) já foi desenvolvido ano passado em Canoinhas. “Queremos que o aluno participe dos três programas oferecidos pela Polícia Militar, porque vemos nesses jovens potenciais colaboradores da Polícia Ambiental. Desenvolver e estimular essas características em nossas crianças faz parte das metas do Grupo de Educação Ambiental”, afirma o tenente coronel Adilson Schlickmann Sperfeld. A polícia desenvolve atualmente o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, que atende crianças do 5ª ano e o Protetor Ambiental desenvolvido com as crianças do 6ª ano.
O controle e abate do javali também foi tema da reunião. Há cinco anos a Polícia Ambiental vem tratando do assunto que, como explica o comandante da 4ª Cia de Polícia Militar Ambiental de Lages, major Adair Alexandre Pimentel deve ser trabalho de forma técnica. “Estamos buscando junto com produtores, técnicos e órgãos ligados diretamente ao problema formas de combate acessíveis, mais eficazes e ambientalmente corretas”, explica. Nesta quarta-feira (24), uma nova reunião deve definir as próximas ações para o controle da espécie na região. O encontro ocorre no Sindicato Rural de Lages.

Informações e fotos: Flavia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva