Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Caminhões pesados estão proibidos de trafegar na ponte de acesso ao Guará

Com base no laudo técnico apresentado pelos engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil de Lages, o prefeito Elizeu Mattos assinou, nesta sexta-feira (12), o decreto que estabelece limite de peso aos veículos de carga que trafegam sobre a ponte do rio Caveiras, acesso à localidade do Guará, no bairro Várzea. A partir da assinatura do decreto, o tráfego fica proibido para veículos com peso bruto superior a 43 toneladas ou com mais de cinco eixos.
A aplicação desta medida cautelar visa evitar o colapso total que pode gerar danos e prejuízos econômicos, inviabilizando o acesso às propriedades rurais do município. “Era preciso tomar uma providência urgente a respeito do tráfego intenso de caminhões sobre aquela ponte, limitando o peso, para garantir a segurança das pessoas que passam pelo local e a preservação do patrimônio. Trabalhamos prioritariamente em defesa da vida e como a estrutura dessa ponte é antiga, precisamos conservá-la da melhor maneira possível, garantindo o direito de ir e vir dos cidadãos”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Adilson Panek.
De acordo com a análise técnica, a estrutura de concreto apresenta fissuras e microfissuras causadas pelo excesso de carga dos veículos. Assim, precauções precisam ser tomadas para que a ponte continue sendo utilizada, sem que haja maiores danos ou até mesmo sua interdição. Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura, Dieferson Branger, a vistoria foi motivada devido às várias denúncias sobre o abuso de tráfego intenso. “A ponte não tem estrutura para suportar o que vem sendo aplicado hoje, por isso encaminhamos o laudo e a intervenção da administração municipal era imprescindível para que fossem tomadas as medidas cabíveis”, diz.
Foram avaliadas as juntas de apoio, cabeceiras, placas de sinalização e regulamentação. Diariamente passam muitos caminhões que transportam madeira pelo local e, na maioria dos casos, com peso bruto superior a 70 toneladas. “A estrutura apresenta vários pontos críticos e com a continuidade do tráfego intenso e irregular, a vida útil da estrutura é drasticamente reduzida, podendo vir abaixo”, relata Dieferson.
Fiscalização será feita pela Diretran: A partir de agora a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Diretoria de Trânsito (Diretran), passará a orientar as empresas e condutores. O secretário Diego Oliveira afirma que o órgão expedirá ofícios para avisá-los sobre a nova regra e após uma semana a fiscalização será intensificada, com notificações e emissão de multas no valor de cinco Unidades Fiscais do Município de Lages (UFMLs), que corresponde a R$ 287,00 cada, totalizando R$ 1.435,00. “Vamos trabalhar na aplicação da regra e em caso de desrespeito o veículo será apreendido e só depois de pagar a multa é que será liberado”, explica.
Em caso de reincidência os valores das multas serão aplicados em dobro e em cada ação, que funcionará como uma blitz rotineira, os Agentes de Trânsito terão o auxílio da Polícia Militar. “Vamos trabalhar em conjunto para garantir que a estrutura continue com bom uso por muito tempo”, destaca Diego.
Outra questão a ser fiscalizada é o tráfego de caminhões de carga nas avenidas Antônio Ribeiro dos Santos e 1º de Maio, ambas no bairro Várzea. “Estas vias são os principais pontos para o escoamento da produção madeireira e, como as demais ruas e avenidas da cidade, não foram projetadas para comportar veículos pesados. A fiscalização também será intensa nestes pontos”, finaliza.

(Fotos gabinete: Marcio Avila / Fotos da ponte: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva