Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Deputada pede um novo olhar sobre as crianças

Crianças com doenças ou deficiência na fila de adoção não podem ser vistas como problema, diz Carmen Zanotto
As crianças com deficiência ou doenças crônicas que aguardam na fila para adoção precisam ser amadas e não serem vistas como um problema, analisou a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), em entrevista à Rádio Câmara na última semana.
O tema da entrevista que será veiculada na próxima semana foi a Lei (12.955/2014) que dá prioridade para adoção quando a criança ou adolescente for pessoa com deficiência ou portador de doença crônica.
Carmen Zanotto disse que a lei, originária de um projeto da ex-deputada Nilda Gondim, é importante ao atualizar o Estatuto da Criança e da Adolescência. No entanto, o desafio é identificar casais em número suficiente para adotar as crianças com esse perfil que aguardam por serem acolhidas num lar.
De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apenas 4,56% dos candidatos aceitam crianças com deficiência física e somente 2,56% concordam em se tornarem pais de crianças com doença mental.
“Precisamos sensibilizar as pessoas na fila de adoção que as crianças com doenças crônicas e com deficiência não são um problema, o que elas precisam é de atenção, carinho e amor de seus futuros pais”, argumentou.
Na prática, há um número de pretendentes inferior ao quantitativo de crianças com o perfil de que trata a lei, aguardando pela adoção. O primeiro passo para quem pretende adotar uma criança é procurar a Defensoria Pública da Criança e da Juventude da sua região.

Gabinete Carmen Zanotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva