Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Controle da população de javalis na região

Polícia Ambiental e órgãos reguladores buscam alternativas ambientalmente corretas para o controle da população de javalis na região
Diante da gravidade do problema, o Governo do Estado estuda alternativas técnicas, seguras e ambientalmente corretas para controlar a população de javalis na região serrana. A Secretaria da Agricultura e da Pesca está preparando, junto com a Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Federal e Ibama, um conjunto de ações para reduzir o número de javalis, respeitando sempre os padrões de bem estar animal e com o devido rigor técnico e sanitário.
Entre as sugestões estão autorizar e registrar caçadores, obedecendo critérios da Polícia Ambiental, e apoiar produtores rurais a fazerem armadilhas específicas para captura dos animais. Lembrando que o abate não pode ocorrer de maneira cruel, pois contraria as normas internacionais de bem estar animal, e a carne do javali abatido não pode ser comercializada.
A Cidasc está distribuindo ainda kits aos caçadores para realizar exames de sangue dos javalis abatidos, de modo a levantar dados sobre sanidade que serão importantes para a manutenção dos certificados internacionais conquistados por Santa Catarina.
A caça ao javali já é permitida em todo o país com a exigência de que o caçador seja registrado como agente de manejo de espécies invasoras, além do registro da arma. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2015, a Polícia Ambiental registrou o abate de 3.396 javalis, porém o número pode ser ainda maior devido aos abates clandestinos. Ainda em fevereiro, a Polícia Militar Ambiental de Lages irá conhecer fazendas que já têm experiências positivas no controle do javali para que possam servir de modelo para outros produtores rurais.
O crescimento da população de javali preocupa produtores rurais da região serrana. Os animais vêm causando estragos nas lavouras da Serra, principalmente no milho, soja e feijão. Produtores já calculam prejuízos devido aos ataques de javalis e o animal se tornou uma praga para a agricultura catarinense.
Os produtores que buscam autorização para abater javalis devem procurar a Polícia Ambiental apresentando a cópia dos documentos de identificação, comprovante de endereço, cópia do Clube de Tiro (CR), cópia do Registro Federal da arma que o produtor utilizará para caçar o animal e a Certidão do Registro de Imóveis atualizada contendo a matrícula do imóvel onde o javalis será abatido.
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Cooperativa para Conservação da Natureza (Caipora) mostram que existem aproximadamente 35 mil javalis na região serrana. Sem predador natural, os animais se reproduzem rapidamente e chegam a pesar 250 quilos. Os javalis comem qualquer tipo de alimento disponível, destroem as plantações e pisoteiam o solo. Assim como no Brasil, países de vários continentes controlam a população de javalis por meio da caça, evitando danos para a economia, sanidade e meio ambiente.

Informações: Flavia Mota - assessoria de imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Se você não tiver uma conta no Gmail, escolha a opção NOME/URL na aba abaixo do quadro onde escreverá seu comentario. O campo "Nome" deve ser preenchido com seu nome ou apelido e o campo "URL" com o endereço de algum site ou blog que possui, se não tiver não é necessário preencher). Clique em CONTINUAR. Depois digite o seu comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Assim que recebermos o seu comentário o aceitaremos. Muito obrigada volte sempre! Equipe Expressiva